Mostra Instrumental Brasileira 2022 (MIB22)​

São Luiz do Paraitinga, estância turística, cercada pela Serra do Mar, na região do Vale do Paraíba, é a cidade paulista com maior número de imóveis tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Seu conjunto histórico e paisagístico é considerado um patrimônio cultural da humanidade, tamanha sua importância.

Para além de seu patrimônio material, a pequena cidade de 10 mil habitantes, destaca-se pelo espírito festivo e festeiro de seu povo, pela preservação das culturas populares e por uma musicalidade vivenciada por toda sua comunidade.

A Mostra Instrumental Brasileira (MIB), que acontecerá em São Luiz do Paraitinga, nos dias 22, 23 e 24 de julho propõem uma fruição articulada de shows musicais, com expoentes do instrumental nacional, tendo como pano de fundo o patrimônio arquitetônico do município.

A programação permeada de diversidade conta com artistas tais como:  o multipremiado Hamilton de Holanda (vencedor de vários Grammy Latinos), o Bloco Percussivo Afro Ilú Obà de Min, a Banda Mantiqueira comemorando 30 anos do seu jazz brasileiro, entre outros.

Turismo Cultural

Durante os 3 dias da Mostra será possível realizar visitas gratuitas, com monitores especializados, nas igrejas seculares do município (Matriz São Luís de Tolosa, Rosário e Capela das Mercês), bem como ao Museu São Luiz do Paraitinga – Casa Dr. Oswaldo Cruz, que atualmente sedia a OcupaSacy – Reflorestamento de Sacys no Imaginário. Exposição gratuita que a partir da ludicidade convida o público de todas as idades a conhecer as lendas, histórias e curiosidades a cerca da figura do Sacy.

Maiores informações: https://www.saoluizdoparaitinga.tur.br/

A curadoria do festival é da produtora Luciana Machado, que atualmente está a frente da Diretoria de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga.